MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa de computador

Última modificação: Terça-feira, 4 de julho de 2023

Um programa de computador ou software é protegido no Brasil por direitos autorais. Os direitos autorais protegem a obra em si  que, no caso do software, é o código fonte (ou seja, o conjunto de instruções que o compõe). Diferentemente de uma patente, para a proteção de um Software não são analisados critérios como novidade, ato inventivo ou aplicação industrial. Em outras palavras, a proteção do software não leva-se em consideração se a funcionalidade é ou não nova, pois essa proteção é para resguardar apenas quem é o autor e titular do software em questão. 

Não é necessário realizar o registro de software para que ele esteja protegido. Assim que um software é publicado o autor possui o direito sob ela (Bocchino et al. 2011, p. 32) . Opcionalmente, os autores podem fazer o registro de software junto ao INPI.  O registro é realizado para se obter uma maior segurança jurídica ao reivindicar o direito sob o uso, distribuição, modificação e comercialização do software. 

Caso o registro de software seja de interesse, quando houver participação de servidores ou discentes do CEFET-MG, a CIE deverá ser contactada para que seja feito o procedimento necessário. A titularidade e demais questões sobre propriedade intelectual são tratadas, caso a caso, pela CIE considerando a legislação aplicável e a política de inovação do CEFET-MG  (Resolução CD-027/18, de 07 de maio de 2018).

A Lei Nº 9.609/1998 dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador e sua comercialização no país.

Os pedidos de proteção intelectual pela modalidade de programa de computador devem ser solicitados junto à CIE por e-mail. A solicitação deve ser instruída com os documentos abaixo, devidamente preenchidos:

Qualquer dúvida a CIE se mantém à disposição para demais esclarecimentos.

Contate-nos pelo e-mail: cie@cefetmg.br

_______________________________

1 BOCCHINO et al. Publicações da Escola da AGU: Propriedade intelectual, conceitos e procedimentos. 2. ed. Florianópolis: Imprensa Universitária UFSC, 2011.