CEFET-MG se classifica para semifinal de Olimpíada Brasileira de Cartografia
Segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Última modificação: Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
A equipe “Buritizinhos”, do campus Divinópolis do CEFET-MG, vai representar a Instituição na semifinal da Olimpíada Brasileira de Cartografia 2017 com o projeto “Mapa Interativo Buritis de Minas (MIBM)”, trabalho interdisciplinar elaborado com recursos tecnológicos e com expertises de professores e alunos de diversas áreas.
O grupo “Buritizinhos” chegou à semifinal em 4º lugar, após ter competido na etapa anterior com 64 instituições escolares. A prova consistiu na elaboração de um mapa com o tema “Palmeiras do Brasil” e, para alcançar a posição na próxima etapa, a equipe competiu com o “Mapa Interativo Buritis de Minas”, elaborado com a finalidade de apoiar deficientes visuais na aprendizagem de Cartografia.
A inspiração do projeto foi a palmeira buriti, que se desenvolve em ambientes naturais chamados veredas, imortalizadas na obra de Guimarães Rosa “Grande Sertão: Veredas”. Baseando-se no livro do autor mineiro, a equipe “Buritizinhos” representou o mapa de Minas Gerais com a distribuição das áreas de veredas e a localização de 17 cidades do Estado citadas por Rosa. A equipe também realizou pesquisa no site do DataSUS, buscando levantar nesses mesmos municípios o quantitativo de casos de doenças nos olhos, cardiovasculares e dos ossos, que podem ser prevenidas com o uso correto de vitamina A, presente no fruto do buriti. Com esses dados, organizaram gráficos comparando o resultado de cada cidade com o total do Estado de Minas Gerais.
Paralelamente, foi impresso um mapa de Minas em uma impressora 3D na escala 1:25.000, posicionando-o em superfície de isopor, onde foram marcadas as áreas de veredas e as 17 cidades, que foram identificadas com alfinetes conectados a um arduíno. A equipe, então, criou um site, onde foram postadas informações sobre o buriti, seu aproveitamento e os gráficos sobre esses municípios. O MIBM foi criado para a competição de cartografia, mas os integrantes da equipe pretendem dar prosseguimento aos estudos sobre a importância da palmeira buriti para a saúde humana, bem como contribuir com a ampliação de recursos tecnológicos para a inclusão.
Agora, a equipe aguarda a divulgação de informações sobre a próxima prova. A “Buritizinhos” é composta pelos alunos de Informática Brenda Costa Belchior Guimarães, Frederico Xavier Capanema e Henrique Silva Rabelo e pela aluna de Produção de Moda Camila de Souza Santos, orientados pela professora de Geografia Nádia Cristina da Silva Mello.
Para a execução do projeto interdisciplinar MIBM, que levou o campus à semifinal da competição, houve também apoio dos professores Rodrigo Alves dos Santos, Wanderson Lamounier, Michael Ferreira da Silva, João Maurício Costa, Wagner Custódio e Adriano Drumond e dos alunos Paulo César Lima Júnior e Iago Henrique Pires Moreira e Morais.